É o setor da engenharia que cuida da exploração, do uso e da gestão da água. Planejar e orientar a utilização das águas de bacias hidrográficas, prevenindo os impactos negativos que elas possam sofrer em consequência de atividades industriais, agrícolas e urbanas, é a principal função do engenheiro hídrico. Ele cuida da captação, do transporte, do emprego e do tratamento da água para atender a população e reduzir eventuais danos ambientais.

Calcula a demanda e a disponibilidade hídrica nas bacias e auxilia na implantação de políticas de uso e controle de qualidade da água, bem como da manutenção e recuperação de mananciais. Também cabe a ele elaborar redes de água e esgoto, de irrigação e drenagem. No setor de energia, atua na operação de reservatórios e no planejamento dos recursos hídricos. Ao lado dos engenheiros sanitarista e ambiental, trabalha com a recuperação e a manutenção desses recursos. Com engenheiros civis, projeta canais, portos e barragens.

Algumas áreas de atuação

Estudos ambientais:

Elaborar projetos, programas e ações de proteção ambiental, avaliando o impacto de obras de grande porte na natureza, como usinas hidrelétricas, estradas e reservatórios.

Gestão de bacias:

Planejar a utilização da água de bacias hidrográficas, para evitar a poluição e o desperdício de recursos naturais.
Operação de reservatórios:

Administrar o uso das águas de represas, aliando a geração de energia elétrica com atividades de irrigação, transporte e lazer.

Projetos:

Projetar sistemas e redes de irrigação, drenagem, bombeamento de água e obras como canais e portos.

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Perfil do Egresso

O engenheiro hídrico graduado pela UNIFEI e UFPEL, é o profissional apto a atuar em todos os aspectos referentes ao uso e gestão do recurso água, incluindo aspectos técnicos, sociais e ambientais, com as seguintes competências: 

·        habilidades em comunicação, liderança e iniciativa;

·        habilidade para administrar conflitos;

·        capacidade de trabalhar em equipes multidisciplinares;

·        capacidade de trabalhar com grande volume de dados numéricos, geográficos e sociais;

·        desenvolvimento de raciocínio lógico e abstrato, inclusive o raciocínio espacial (linguagem gráfica e cartográfica);

·       visão ambiental abrangente, que inclui o domínio de leis ambientais de uso e outorga dos recursos hídricos, assim como de sua preservação;

 

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